3 min read

Em busca da ideia única?

Em busca da ideia única?
Photo by Leo

Você já teve uma ideia revolucionária e única para o seu negócio? Aquela que ninguém mais pensou antes e que poderia mudar o mundo? Se sim, você pode estar cometendo um grande erro.

Não me entenda mal. Ter ideias inovadoras e criativas é importante para se diferenciar no mercado e gerar valor para os seus clientes. Mas isso não significa que você deva buscar a originalidade a todo custo e ignorar as boas práticas e as experiências de outros empreendedores.

Na verdade, tentar ser único pode trazer mais malefícios do que benefícios para o seu negócio. Veja alguns motivos:

Você pode perder o foco no problema do cliente

Quando você se preocupa demais em ter uma ideia única, você pode acabar se distanciando do problema real que o seu cliente tem e que você quer resolver. Você pode se apaixonar pela sua solução e esquecer de validar se ela realmente atende às necessidades e expectativas do seu público-alvo.

Isso pode levar a um desperdício de tempo, dinheiro e energia, desenvolvendo um produto ou serviço que ninguém quer ou precisa. Além disso, você pode perder oportunidades de aprender com os seus concorrentes e com o feedback dos seus clientes, que podem te dar insights valiosos para melhorar o seu negócio.

Você pode aumentar o risco e a incerteza

Ter uma ideia única também significa ter um alto grau de risco e incerteza. Afinal, você não tem nenhuma referência ou precedente para se basear e saber se a sua ideia vai funcionar ou não. Você está entrando em um território desconhecido e inexplorado, o que pode gerar muitas dúvidas e dificuldades.

Você pode ter que enfrentar barreiras legais, regulatórias, culturais, tecnológicas e de mercado, que podem inviabilizar ou atrasar o seu projeto. Você também pode ter que educar o seu cliente sobre o seu produto ou serviço, o que pode demandar mais esforço e investimento em marketing e vendas.

Você pode limitar a sua colaboração e aprendizado

Por fim, tentar ser único pode limitar a sua colaboração e aprendizado com outras pessoas e empresas. Você pode achar que não precisa ou não pode se associar ou se inspirar em ninguém, pois isso iria comprometer a sua originalidade e autenticidade. Você pode se isolar e se fechar em uma bolha, perdendo a chance de ampliar a sua rede de contatos e de conhecimento.

No entanto, a colaboração empresarial é essencial para o sucesso de qualquer negócio, especialmente no cenário atual, onde a complexidade e a velocidade das mudanças são cada vez maiores. Ao colaborar com outras empresas, você pode aproveitar as suas habilidades, recursos, experiências e ideias, para criar soluções mais eficientes, inovadoras e sustentáveis.

A sua ideia não é única, tenha certeza disso

Após anos de experiência e dezenas de NDAs assinados e ouvindo pitches de outras empresas eu tenho certeza que as suas ou as minhas ideias não são únicas. Pelo contrário, nenhuma ideia é original e única, pois toda ideia é fruto de uma construção coletiva e histórica do conhecimento humano. Não há como criar algo do nada, sem se basear ou se inspirar em algo que já existe ou que já foi pensado antes. Toda ideia é uma combinação, uma adaptação ou uma transformação de outras ideias, que por sua vez também são derivadas de outras.

Esta é, inclusive, a razão de eu não ssinar mais NDAs, pois em cerca de 90% dos casos a ideia compartilhada comigo já havia sido sondada por mim em algum momento em busca de soluções para algum problema. O que importa não é a originalidade da ideia, mas sim o seu valor e o seu impacto para a sociedade.

Conclusão

Portanto, pare de tentar ser único e foque em resolver o problema do seu cliente da melhor forma possível. Não se preocupe em ter uma ideia revolucionária e única, mas sim em entregar valor e gerar impacto positivo. E não se esqueça de colaborar e aprender com outras pessoas e empresas, que podem te ajudar a crescer e a se diferenciar no mercado.

Se você quer saber mais sobre como a colaboração empresarial pode beneficiar o seu negócio, faça parte da Startup Brasil, uma empresa especializada em promover a cooperação entre startups e grandes empresas. Nós podemos te ajudar a encontrar os melhores parceiros para o seu projeto e a potencializar os seus resultados.