2 min read

Resolvendo Problemas com Os 5 Porquês

Resolvendo Problemas com Os 5 Porquês
Photo by Nik 

Bem-vindos, entusiastas de startups! Neste artigo, vamos aprender sobre a incrível técnica de resolução de problemas - os "5 Porquês". Vamos descobrir sua história, como funciona e como se relaciona com outros métodos que discutiremos no futuro.

Contexto Histórico

Os "5 Porquês" originaram-se no Japão na década de 1930, quando a Toyota estava apenas começando. Dois líderes visionários, Sakichi Toyoda e Taiichi Ohno, não estavam apenas fabricando carros; estavam criando uma nova maneira de resolver problemas. Eles desenvolveram o Sistema de Produção Toyota, que incluía os "5 Porquês", um método que se concentrava em encontrar as causas dos problemas enfrentados pela empresa, não apenas corrigir os seus sintomas.

Criadores e Significado Histórico

Sakichi Toyoda, fundador da Toyota Industries, e Taiichi Ohno, um engenheiro brilhante, estabeleceram uma abordagem abrangente para a melhoria contínua. Eles não sabiam na época, mas sua filosofia se tornaria o cerne do pensamento enxuto e, posteriormente, da resolução de problemas em startups.

Hoje, os "5 Porquês" não são um método ultrapassado, mas uma técnica relevante e poderosa que startups utilizam em todo o mundo. Não é apenas uma ferramenta; é uma mentalidade que promove a inovação. Então, como se aplica a situações do mundo real?

Aplicando o Método

Digamos que sua startup esteja indo bem até que você encontre um problema - uma queda repentina no engajamento do cliente. O primeiro "porquê" surge: Por que os níveis de engajamento estão caindo? Parece simples, certo? Mas espere, estamos apenas começando.

Segundo "porquê": Por que os clientes estão perdendo interesse? Bem, parece que seu recurso mais recente não atendeu às expectativas deles. Mas não terminamos ainda.

Terceiro "porquê": Por que o último recurso não impressionou? Bem, bem, bem - sua equipe interpretou erroneamente o feedback do usuário. Agora estamos progredindo.

Quarto "porquê": Por que a equipe interpretou mal o feedback? Aparentemente, os canais de feedback do cliente não eram muito claros. Temos uma boa pista, mas não vamos parar até chegarmos a cinco.

Quinto "porquê": Por que os canais de feedback não estavam claros? Parece que durante a última atualização, o plano de comunicação foi negligenciado. Aí está - uma jornada desde a queda no engajamento até um defeito no plano de comunicação.

Principais Lições

Os "5 Porquês" não se tratam de apagar incêndios; trata-se de aprofundar, entender o contexto e prevenir problemas futuros. É uma abordagem estratégica para a resolução de problemas que se alinha perfeitamente com os princípios da inovação enxuta.

Agora, enquanto exploramos os "5 Porquês", não esqueçamos suas raízes nas mentes inovadoras de Sakichi Toyoda e Taiichi Ohno. Aplicar essa mentalidade aos desafios de nossa startup significa resolver problemas, construir resiliência e criar um futuro onde os problemas não são apenas corrigidos - são compreendidos.

Métodos Correlatos

À medida que navegamos na paisagem da resolução de problemas em startups, os "5 Porquês" são apenas uma ferramenta em nosso arsenal. Fiquem ligados para futuros artigos em que exploraremos métodos relacionados como Diagramas de Espinha de Peixe, Seis Sigma e Design Thinking. Cada um tem seu próprio estilo, e juntos, formam uma sinergia de inovação.

Pronto para Dominar a Resolução de Problemas? Por que você ainda não se increveu para receber a nossa newsletter? Membros tem acesso à conteúdos exclusivos, recebem artigos por email e diversas outras vantagens.

Continue inovadando e perguntando "porquê".

Até a próxima.