2 min read

Mas, O Que é uma Startup, Realmente?

Mas, O Que é uma Startup, Realmente?
Photo by Emily Morter / Unsplash

Você provavelmente já ouviu muito o termo "startup" na mídia, especialmente em relação à tecnologia, inovação e empreendedorismo. Mas o que isso realmente significa? Qual é a diferença entre uma startup e uma empresa que está começando, não podem todas ser consideradas startups?

Sendo direto, não! Uma startup é um tipo de negócio que visa resolver um problema ou atender a uma necessidade de uma maneira nova ou melhor, muitas vezes usando tecnologia. Uma startup geralmente tem um alto potencial de crescimento e escalabilidade, o que significa que ela pode atingir um grande número de clientes ou usuários com custos relativamente baixos. Uma startup também enfrenta muita incerteza e risco, pois pode não ter encontrado um produto-market fit, um modelo de receita que funcione ou uma base de clientes fixos.

Por outro lado, uma empresa que está começando é um termo mais geral que se refere a qualquer negócio que está nos estágios iniciais de operação. Uma empresa que está começando pode ou não ser uma startup, dependendo de seus objetivos, estratégia e mercado. Por exemplo, uma empresa que está começando pode ser um pequeno negócio local que oferece um produto ou serviço tradicional, como uma padaria, um salão de beleza ou um escritório de advocacia. Esse tipo de negócio pode não ter o mesmo nível de inovação, potencial de crescimento ou risco de uma startup e enfrenta desafios que praticamente impossibilitam que tais empresas escalem a níveis globais de operação.

Então, como você pode dizer se um negócio é uma startup ou não? Não há uma resposta definitiva, pois diferentes pessoas podem ter definições e critérios diferentes do que constitui uma startup. No entanto, algumas características comuns que muitas startups compartilham são:

  • Elas estão focadas em resolver um problema específico ou atender a uma necessidade específica que não é adequadamente abordada por soluções existentes.
  • São impulsionadas por uma visão ou missão que orienta suas decisões e ações.
  • São ágeis e adaptáveis, ou seja, podem testar, aprender e iterar rapidamente seus produtos ou serviços com base no feedback do cliente e nas mudanças de mercado.
  • São enxutas e eficientes, ou seja, utilizam recursos mínimos e evitam despesas ou atividades desnecessárias.
  • São inovadoras e criativas, ou seja, utilizam tecnologias ou métodos novos ou existentes de maneiras inovadoras para criar valor para seus clientes ou usuários.

É claro que essas características não são exclusivas de startups, e algumas empresas que estão começando também podem apresentar algumas ou todas elas. No entanto, elas podem ajudar você a ter uma ideia do que torna uma startup única e diferente de outros tipos de negócios.

Se você tem interesse em aprender mais sobre startups, confira alguns dos recursos indicados no fim deste artigo. E se você quiser ficar por dentro de todas as novidades e insights do universo empreendedor, não deixe de se inscrever em nossa newsletter! Mantenha-se atualizado e faça parte da comunidade Startup Brasil.

Até a próxima.

Recursos

This post is for subscribers only